quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os projetos sociais de Michael Jackson

Se você gosta de música, você provavelmente tem um ídolo. Alguém que você se inspira e, às vezes, até tenta seguir seu estilo de vida e fazer o que ele/ela faz. Por outro lado, já parou para pensar no que está por trás da vida deste artista? Qual a sua história, seus princípios e suas metas?
Desta vez não falaremos sobre a vida e carreira musical de Michael Jackson, mas de suas ações.
Quando lembramos do Rei do Pop, surge à mente o famoso moonwalking, os gritos, os rodopios. Também vale destacar as polêmicas causadas pela forte exposição à mídia e o estranho comportamento do artista. O que nunca lembramos, ou nem sabemos, é que Michael Jackson foi o artista que mais ajudou instituições carentes no mundo e isso foi até registrado no Guinness Book (Livro dos Recordes). Admiramos Michael não só pelo seu exímio talento, mas também por ter sido um sonhador, que nunca deixou para trás suas origens e sempre acreditou que devemos - e podemos - ajudar o próximo.
As mais notáveis contribuições sociais de Michael Jackson são:

  •  Fundação Heal the World
Criada pelo próprio, tem como objetivo ajudar as crianças pelo mundo inteiro, combatendo o uso de drogas e fazendo doações, trabalhos médicos e educacionais. É um dos mais importantes e conhecidos projetos de Michael e, além de associar-se à comunidades, também é sustentada pelos seus próprios recursos.

  • USA For Africa
United Support of Artists for Africa é provavelmente o projeto mais popular e divulgado da sua história. Foi idealizado por Harry Belafonte, Ken Kragen, Michael Jackson, Lionel Richie, Quincy Jones e Kenny Rogers, para ajudar as crianças necessitadas na África em 1985, sendo 90% da renda destinada à elas e os 10% restantes para os famintos dos Estados Unidos. Este projeto lançou a música "We Are The World", que foi escrita por Michael e Lionel Richie e atingiu o topo das paradas da Billboard, vendendo 7.5 milhões de cópias (arrecadou 64 milhões de dólares). A gravação contou com 44 grandes nomes da música, como Tina Turner, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Stevie Wonder e Diana Ross. Para conferir a lista de vocalistas, acesse:  http://pt.wikipedia.org/wiki/We_Are_the_World
Em 2010 a música foi regravada com o mesmo objetivo, mas desta vez para ajudar as vítimas das catástrofes que aconteceram no Haiti. O projeto foi chamado de "25 For Haiti" e teve a participação de vários artistas contemporâneos.
  • "They Don't Care About Us"
O videoclipe foi gravado em Salvador e Rio de Janeiro, e apresentou o grupo Olodum, que produz Axé Music. É uma música diferente do estilo de Michael Jackson, pois tem características do Reggae e Hip Hop. É interpretada como uma denúncia ao descaso de certas organizações políticas, neste caso, como a do Brasil e considerada um "hino contra as injustiças sociais". Apesar de promover a igualdade social, gerou muitas polêmicas, como a acusação de Michael tê-la usado para promover o antissemitismo, o que posteriormente foi desmentido pelo próprio, e também as autoridades não queriam permitir a gravação do clipe, pois apontava os locais abandonados pelos governos e as suas falhas.

Além destes projetos, algumas músicas com forte comoção social foram gravadas, como "Earth Song" e "We've Had Enough".
Neste link há uma lista de associações e músicas que Michael Jackson se envolveu:

Um comentário: