sexta-feira, 11 de maio de 2012

Não pode se conter uma explosão (continuação)

Gilberto, grande compositor e que teve participação em um grande número de músicas importantes dessa época, fez, junto com Torquato Neto, uma música que tem uma crítica tão literal ao período que foi proibida de ser apresentada, censurada. "Geléia Geral" critica o comodismo, a imparcialidade com que o povo passava naquela época. As ações de antes e depois pareciam ser as mesmas, o povo não procurava de forma efetiva enfrentar os ditadores, sempre no mesmo “bumba-meu-boi”.

Gilberto Gil teve participação na criação também de uma música de Chico Buarque, que acabou por se tornar uma das mais marcantes do período. Mais cautelosa em sua composição, devido a grande pressão da censura brasileira, “Cálice” usou de uma passagem bíblica para criticar a forte repressão. “Pai, afasta de mim esse Cálice” se refere não ao Santo Graal da Bíblia, e sim ao “Cale-se” dado aos artistas da época, causando-lhes tristeza profunda, porém não desistência, situação retratada na música.

Se hoje você fala de frente e olhando nos olhos de seu governo, é porque Chico se arriscou e criou o sambinha “Apesar de Você”, canção que praticamente ameaça os dirigentes atuais, e que é um dedo apontado na cara deles, não poderia deixar de ser censurada.

Para fechar minha seleção de músicas que PRECISAM ser analisadas, devo ressaltar uma música em particular, que, por muitos, é considerada um hino da luta pela união e contra a repressão brasileira, preciso ressaltar a icônica “Pra não dizer que não falei as flores”, música que marcou todas as gerações que sucederam o seu lançamento, e que causa arrepios a qualquer patriota ou conhecedor da história do Brasil.
Preferi essa versão com uma pequena introdução, justamente para demonstrar quantos jovens foram motivados a lutar pela música.

Gal Costa e Elis Regina são os maiores nomes femininos da época, surpreendendo por sua ousadia. Existem muitos outros cantores e composições que merecem estar citados nesse artigo, porém se eu fosse citar todos os grandes nomes artísticos dessa época em que, pela censura, deveriam existir poucos, a lista seria inimaginavelmente grande.

A música, em todo período, tem o poder de influência. Quando essa influência é usada para melhorar uma época, como foi o caso da música na ditadura, as composições se tornam épicas e reconhecidas mundialmente. Cantem, mas nunca se esqueçam de agir, música é vida, e transforma muitas vidas.

Por: Levi Mota

Fontes:

13 comentários:

  1. Obrigado por darem essa abertura para nós, os leitores, termos nosso espaço aqui, é um assunto que eu precisava muito divulgar. Blog cada vez melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela participação. Sinta-se à vontade para sugerir novos temas para abordarmos em futuras postagens, você é muito bem-vindo, assim como todos os nossos leitores! =**

      Excluir
    2. Gosto da intimidade que vocês tem com os leitores, isso nos convida sempre a voltar aqui e comentar mais e sempre ler, sério.

      Excluir
  2. o M22 pira num post bem escrito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário respeito a todos os nossos concorrentes. Embora isso seja uma competição, acredito que o que importa, de verdade, é a propagação das informações aqui divulgadas e, acima de tudo, o nosso divertimento em participar disso. A M22 vem fazendo um trabalho excelente, eles estão de parabéns! =)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Sou grande fã de Gilberto Gil, grande trabalho, bem intuitivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto Gil é um dos maiores cantores e compositores da música popular brasileira, possui obras admiráveis! =)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Depois que criaram esse blog teve um outro aí sobre cinema que era diferente e agora mudou TUDO e fez tudo IGUAL ao de voces, achei muito injusto isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos nos concentrando apenas no NOSSO blog, dando o nosso máximo para divulgar aos leitores informações construtivas acerca do nosso tema. Se outro blog nos copiou, não podemos fazer nada. Isso caberá aos jurados decidirem, nossa função é cuidar do nosso blog e proporcionar uma boa experiência aos que o acessam. =)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. A música sempre foi utilizada como uma forma de expressão, mesmo que em épocas assim nem tão remotas, existisse muita pressão, contrária, arbitrária e excessiva. Ainda assim, muitas mensagens foram postas no ar: Apesar de você; Prá não dizer que não falei das flores; Cálice; Você não gosta de mim, mas a sua filha gosta; Meu caro amigo; Samba de Orly; Tô voltando; É; A marcha do povo doido, Eu quero é botar meu bloco na rua, dentre tantas outras músicas que ficaram na história. Foi um período de muita criação e inspiração... Salve Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Gonzaguinha, Sérgio Sampaio, Ivan Lins, Aldir Blanc e tantos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A música foi uma das únicas formas de expressão na época da ditadura, pois o regime arbitrário repreendia toda forma de oposição e "ameaça" ao poder, porém não tinha a capacidade de perceber as críticas implícitas nas canções. Tivemos artistas geniais nessa época, com trabalhos que, na minha opinião, nunca serão ultrapassados.
      Obrigada pela visita! =)

      Excluir