Gilberto Gil teve participação na criação também de uma música de Chico Buarque, que acabou por se tornar uma das mais marcantes do período. Mais cautelosa em sua composição, devido a grande pressão da censura brasileira, “Cálice” usou de uma passagem bíblica para criticar a forte repressão. “Pai, afasta de mim esse Cálice” se refere não ao Santo Graal da Bíblia, e sim ao “Cale-se” dado aos artistas da época, causando-lhes tristeza profunda, porém não desistência, situação retratada na música.
Para fechar minha seleção de músicas que PRECISAM ser analisadas, devo ressaltar uma música em particular, que, por muitos, é considerada um hino da luta pela união e contra a repressão brasileira, preciso ressaltar a icônica “Pra não dizer que não falei as flores”, música que marcou todas as gerações que sucederam o seu lançamento, e que causa arrepios a qualquer patriota ou conhecedor da história do Brasil.
Preferi essa versão com uma pequena introdução, justamente para demonstrar quantos jovens foram motivados a lutar pela música.Gal Costa e Elis Regina são os maiores nomes femininos da época, surpreendendo por sua ousadia. Existem muitos outros cantores e composições que merecem estar citados nesse artigo, porém se eu fosse citar todos os grandes nomes artísticos dessa época em que, pela censura, deveriam existir poucos, a lista seria inimaginavelmente grande.
A música, em todo período, tem o poder de influência. Quando essa influência é usada para melhorar uma época, como foi o caso da música na ditadura, as composições se tornam épicas e reconhecidas mundialmente. Cantem, mas nunca se esqueçam de agir, música é vida, e transforma muitas vidas.
Por: Levi Mota
Fontes:
Obrigado por darem essa abertura para nós, os leitores, termos nosso espaço aqui, é um assunto que eu precisava muito divulgar. Blog cada vez melhor
ResponderExcluirMuito obrigada pela participação. Sinta-se à vontade para sugerir novos temas para abordarmos em futuras postagens, você é muito bem-vindo, assim como todos os nossos leitores! =**
ExcluirGosto da intimidade que vocês tem com os leitores, isso nos convida sempre a voltar aqui e comentar mais e sempre ler, sério.
Excluiro M22 pira num post bem escrito
ResponderExcluirÉ necessário respeito a todos os nossos concorrentes. Embora isso seja uma competição, acredito que o que importa, de verdade, é a propagação das informações aqui divulgadas e, acima de tudo, o nosso divertimento em participar disso. A M22 vem fazendo um trabalho excelente, eles estão de parabéns! =)
ExcluirObrigada pela visita!
Sou grande fã de Gilberto Gil, grande trabalho, bem intuitivo!
ResponderExcluirGilberto Gil é um dos maiores cantores e compositores da música popular brasileira, possui obras admiráveis! =)
ExcluirObrigada pela visita!
Depois que criaram esse blog teve um outro aí sobre cinema que era diferente e agora mudou TUDO e fez tudo IGUAL ao de voces, achei muito injusto isso
ResponderExcluirEstamos nos concentrando apenas no NOSSO blog, dando o nosso máximo para divulgar aos leitores informações construtivas acerca do nosso tema. Se outro blog nos copiou, não podemos fazer nada. Isso caberá aos jurados decidirem, nossa função é cuidar do nosso blog e proporcionar uma boa experiência aos que o acessam. =)
ExcluirObrigada pela visita!
A música sempre foi utilizada como uma forma de expressão, mesmo que em épocas assim nem tão remotas, existisse muita pressão, contrária, arbitrária e excessiva. Ainda assim, muitas mensagens foram postas no ar: Apesar de você; Prá não dizer que não falei das flores; Cálice; Você não gosta de mim, mas a sua filha gosta; Meu caro amigo; Samba de Orly; Tô voltando; É; A marcha do povo doido, Eu quero é botar meu bloco na rua, dentre tantas outras músicas que ficaram na história. Foi um período de muita criação e inspiração... Salve Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Gonzaguinha, Sérgio Sampaio, Ivan Lins, Aldir Blanc e tantos outros.
ResponderExcluirCom certeza! A música foi uma das únicas formas de expressão na época da ditadura, pois o regime arbitrário repreendia toda forma de oposição e "ameaça" ao poder, porém não tinha a capacidade de perceber as críticas implícitas nas canções. Tivemos artistas geniais nessa época, com trabalhos que, na minha opinião, nunca serão ultrapassados.
ExcluirObrigada pela visita! =)
muito legal
ResponderExcluirObrigada pela visita! =D
Excluir